Primeiro Leonardo C-27J Spartan do US Army seguiu up-grade na Itália. A empresa italiana Leonardo, foi contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para atualizar os aviônicos dos bimotores C-27J Spartan do Comando de Aviação do US Army e da Guarda Costeira (USCG). A Leonardo irá instalar o kit atualizado de aviônicos padrão C-27J 1.2+ nas aeronaves americanas.
O contrato de aproximadamente US$ 92 milhões foi assinado no início do ano passado. A previsão de conclusão das conversões será 30 de janeiro de 2030, com a maior parte dos trabalhos sendo realizado nas instalações da Leonardo na Itália.
Recentemente, o primeiro C-27J do US Army seguiu para a Europa. Em 19 de fevereiro de 2024, a aeronave, matrícula 10-27026, decolou da Base Aérea do Exército em Pope Field, Fort Liberty, na Carolina do Norte, para o Aeroporto Torino-Caselle, na Itália, onde pousou em 24 de fevereiro, após escalas técnicas e pernoites em Keflavik, na Islândia e em Stuttgart, na Alemanha.
Em 2014 o Comando de Aviação de Operações Especiais do Exército dos EUA (USASOC) recebeu da USAF sete aviões de transporte tático C-27J Spartan, os quais receberam as matrículas de 10-27024 à 10-27030. Eles são operados pelas Companhias de Voo (UFC) do USASOC, cujas sedes são Yuma Proving Ground/Laguna AAF, no Arizona, e Pope AAF, na Carolina do Norte.
O principal usuário dos C-27J do Exército é a Escola Militar de Salto Livre do Centro de Guerra Especial de Yuma, no Arizona, onde as aeronaves realizam diariamente voos de lançamento de paraquedistas em apoio às forças especiais. Como o Spartan é uma aeronave pressurizada, possibilita o treinamento de lançamentos em grandes altitudes. Além dessas missões, os C-27J fornecem ao Comando de Operações Especiais do US Army uma importante capacidade de transporte tático de cargas e militares.
@FFO