Primeiro KAI LAH será entregue ao exército sul-coreano em 2024. A agência estatal sul-coreana DAPA ou Defense Acquisition Program Administration, planeja entregar o primeiro modelo de produção do recém-desenvolvido helicóptero armado leve KAI LAH (Light Armed Helicopter) ao Exército da Coreia do Sul ainda este ano, como parte dos esforços para modernizar a frota da aviação do exército sul-coreano.
O modelo de produção LAH está em fase final de montagem e deverá ser implantado no Exército ainda este ano, após passar por inspeções. Em dezembro de 2022, a DAPA assinou um contrato de 302 bilhões de won (US$ 225,6 milhões) com a Korea Aerospace Industries Ltd. (KAI) para construir 10 LAHs, com entrega prevista para dezembro deste ano.
A DAPA assinou outro acordo com a KAI em dezembro de 2023, no valor de 1,4 trilhão de won, para um número não revelado de LAHs adicionais. O KAI LAH é um helicóptero de combate bimotor compacto que foi desenvolvido a partir do H155, após um acordo entre o fabricante multinacional Airbus Helicopters feito em 2015.
Ele consegue desempenhar múltiplas funções, incluindo ataque leve, apoio aéreo aproximado, escolta e tarefas de transporte de tropas, substituindo os helicópteros MD500 Defender e AH-1S Cobra, hoje em serviço na Aviação do Exército da República da Coreia. A KAI gerou diversas variantes conceituais do LAH, incluindo um veículo aéreo não tripulado (UAV — Unmanned Aerial Vehicle) de asas rotativas e um de helicóptero utilitário leve (LUH – Light Utility Helicopter) para transporte de tropas.
O LAH apresenta inúmeras mudanças em relação ao EC155 do qual é derivado, incluindo um novo cockpit, caixa de câmbio aprimorada e pás do rotor principal redesenhadas. O LAH consegue usar vários armamentos novos; é equipado com equipamentos de sobrevivência e tem capacidade para transportar até dez soldados totalmente equipados.
O LAH foi projetado para realizar missões de ataque e reconhecimento. Ele está armado com um único canhão de torre de 20 mm e três canos montado no nariz e equipado com asas para transportar foguetes não guiados de 70 mm (2,8 pol.) e mísseis antitanque ar-solo Hanwha TAipers (Tank Sniper) como a arma principal do LAH. A produção em série do míssil está prevista para 2024, coincidindo com a introdução do LAH.
@CAS