Primeiro Il-76MD montado na nova planta em Ulyanovsk. O primeiro Ilyushin Il-76MD-90A montado na nova linha de produção em série da Aviastar-SP, em Ulyanovsk, foi transferida para a estação de testes de voo. A informação foi divulgada em 19 de maio, pela empresa que pertence a PJSC UAC, do grupo estatal Rostec.
“Este é um evento marcante para a empresa. Ele confirma a habilidade da equipe de Ulyanovsk em resolver com eficácia as tarefas mais críticas. A introdução do novo processo montagem contribuirá para aumentar o volume de produção para mais de dez aeronaves por ano”, disse Sergey Sheremetov, Diretor Administrativo da Aviastar-SP.
Em comparação com o processo anterior, a nova linha de montagem da Aviastar-SP, reduzirá a complexidade de montagem das aeronaves em cerca de 38%. A linha de produção está composta por dez estações robóticas, que recebem as seções da fuselagem separadas, asas e motores, realiza o posicionamento e as une automaticamente, usando sistemas de alinhamentos por laser.
Quando foi anunciada a abertura de uma nova linha de produção em 2010, dois protótipos Il-76MD-90A já se encontravam em construção nas instalações da Aviastar, Ulyanovsk, em cooperação com a fábrica de Tashkent. Em 2012 o Governo Russo encomendou cerca de 40 Ilyushin Il-76MD-90A, com um segundo lote complementar em 2019.
O Il-76MD-90A é a versão atual da clássica aeronave de transporte pesado russa. Está equipada com moderno conceito glass cockpit, sistemas de comunicação tática, motores mais potentes UEC PS-90A-76 e capacidade de cargas de 60 toneladas. Pode transportar até 225 passageiros em configuração única, ou 126 paraquedistas completamente equipados, além de realizar missões de desembarque aerotático de veículos pesados (BDM) e carros-de-combate (BTRD) através da porta traseira de cargas.
@FFO