Primeiro Il-76 AEW&C da Coreia do Norte teria participação chinesa. A Coreia do Norte parece estar perto de concluir a conversão do primeiro cargueiro militar Ilyushin Il-76 em aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
Relatamos os primeiros indícios da conversão da aeronave em novembro de 2023, quando imagens de satélite do Aeroporto Internacional Sunan, em Pyongyang, mostravam um Il-76 com modificações na parte superior. Na época, analistas sugeriram se tratar da conversão do cargueiro em uma plataforma AEW&C.
O Il-76 em questão seria um dos três cargueiros da frota da companhia aérea nacional norte-coreana Air Koryo. Quando ele foi levado para o pátio de manutenção do Aeroporto de Suan, em outubro de de2023, imediatamente foi montada uma cerca de segurança ao seu redor, chamando a atenção de analistas.
Nesta semana, o site 38 North, especializado em estudos norte-coreanos, divulgou novas e recentes imagens do Il-76 em Pyongyang, já equipado com um grande radome montado no topo da fuselagem. Chamou a atenção o design triangular distinto no topo, semelhante ao que é visto em algumas aeronaves AEW chinesas.
O triângulo branco indicaria que, na verdade, a estrutura acomoda três radares de varredura eletrônica (não rotativos) com cobertura de 120 graus cada. Caso seja confirmado, isso poderia indicar a participação da engenharia militar chinesa no projeto do primeiro jato AEW&C da Coreia do Norte.
Falando para a AP, Jung Chang Wook, chefe do think tank Korea Defense Study Forum de Seul, disse que a Coreia do Norte precisaria de pelo menos quatro aeronaves AEW&C para monitorar a Coreia do Sul em missões de vigilância contínua sob revezamento. A Força Aérea Sul-Coreana dispõem de quatro Boeing E-7 que fazem esse tipo de monitoração.
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