Primeiro HM-3 Cougar desativado pelo Exército Brasileiro. O Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEx) iniciou em 31 de março de 2025, o processo de desativação dos seus oito helicópteros HM-3 Cougar, sob o contexto da modernização da frota de aeronaves de emprego geral.
Neste dia, com a formatura da tropa, o CAVEx entregou oficialmente o Cougar, matrícula EXB-4001, ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército. Com isso, inicia-se a diagonal de desativação da frota Cougar, conforme planejado para os próximos anos até o desfazimento da última aeronave, matrícula EXB-4008, previsto para 2032.
Recebidos a partir de 2002 pela Aviação do Exército, os oito helicópteros Eurocopter AS532UE foram designados militarmente como “HM-3” e matriculados na série de EXB-4001 até EXB-4008.
Desde, desde então, foram mais de vinte anos de emprego da frota por todo o território Nacional e alguns países vizinhos. Neste período os HM-3 Cougar atuaram nos diversos biomas do nosso território nacional, provendo a aeromobilidade da Força Terrestre e apoiando uma ampla gama de cursos realizados nas diversas regiões do nosso país – da Selva à Montanha, da Caatinga ao Pantanal, do Cerrado aos Pampas.
Ele foi essencial para proporcionar experiências de treinamento realistas e desafiadoras, moldando o futuro de nossos combatentes. Cada missão cumprida a bordo dessa aeronave representa não apenas o conhecimento técnico, mas o espírito indomável da nossa Força e a dedicação incansável de todos que trabalham para mantê-la em pleno funcionamento.
“Que a memória do HM-3 Cougar EXB-4001 permaneça viva em nossos corações, simbolizando a paixão, a perseverança e a dedicação de todos que fizeram parte dessa grandiosa história. COUGAR!! AVIAÇÃO!! BRASIL!!”, escreveu o CAVEx nas suas redes sociais.
Nota RFA: O CAVEx atualmente está trabalhando no processo de modernização da sua frota. Conforme noticiamos em maio deste ano, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de 12 UH-60M para o Exército Brasileiro, juntamente com um pacote s de componentes e peças sobressalentes, sistemas e treinamentos associados.
@FFO