Primeiro HH-60W Jolly Green II entregue para o 55 RQS. O 55º Esquadrão de Resgate (55th RQS) da USAF, sediado na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, recebeu em 03 de maio o seu primeiro HH-60W Jolly Green II. Conforme noticiamos anteriormente, eles substituirão os envelhecidos HH-60G Pave Hawk da Unidade, em um processo que deverá ser concluído até 2024.
O primeiro HH-60W recebido pela 55th RQS, matrícula 4510 (20-14510), apresenta muita semelhança com os HH-60G, porém ele incorpora diversas atualizações e modernas tecnologias que ampliarão a capacidade da Unidade baseada em Davis-Monthan, especialmente nas missões de resgate em combate (C-SAR).
Externamente, a principal característica que diferencia o HH-60W (“Whisky”) do antigo HH-60G (“Golf”) são os escamentos de ar dos motores. No Jolly Green eles são projetados para cima, com o objetivo de reduzir a assinatura infravermelho do helicóptero.
Com desempenho aprimorado, maior velocidade, novos sistemas de armas e de autoproteção, o HH-60W fornecem aos tripulantes maior segurança nas operações C-SAR em ambientes hostis e contestados. O espaço interno da cabine foi ampliado e otimizado, visando melhorar a área de trabalho das equipes de resgate.
O conjunto de modernos aviônicos e sistemas embarcados fornece aos pilotos do Jolly Green II maior segurança e consciência situacional, especialmente para operações sob condições meteorológicas adversas e baixa luminosidade.
Após duas décadas, os Pave Hawk formaram a doutrina e a base operacional do 55th RQS, que a partir de agora será consolidada pelos novos Joly Green II, responsáveis por manter ativo o lema do Esquadrão: “PARA QUE OS OUTROS POSSAM VIVER”.
Fonte: USAF
@FFO