Primeiro H125 da FAB sob o Projeto TH-X do Ministério da Defesa. O primeiro helicóptero Airbus H125 produzido pela Helibras sob o Projeto TH-X do Ministério da Defesa, está em fase avançada de voos de testes na unidade da empresa em Itajubá/MG. A aeronave será destinada à Força Aérea Brasileira (FAB).
Lançado em 2020, o Projeto TH-X envolve a aquisição de até 27 helicópteros leves H125 para reequipar e modernizar as três Forças Armadas brasileiras. Inicialmente o Ministério da Defesa firmou o pedido de doze H125 divididos entre a Marinha e FAB, através da redução do pedido de duas aeronaves pesadas H225M que seriam destinadas para ambas Forças.
Produzidos no Brasil pela Helibras (empresa do grupo Airbus), o H125 é a mais moderna versão do mundialmente consagrado helicóptero da família “Esquilo” (“Ecurriel”). O novo H125 (THX01) visto no início deste mês em voos de testes na fábrica, ostenta a pintura completa da FAB e a matrícula 8821.
Atualmente, a Marinha, o Exército e Força Aérea operam uma frota de envelhecidos helicópteros “Esquilo” adquiridos há cerca de 40 anos. A Marinha conta também com alguns antigos Bell 206 JetRanger (designação militar IH-6) utilizados principalmente para formar novos pilotos.
@FFO
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF) assinou recentemente um contrato com a Helibras para a aquisição de um novo helicóptero H125 Esquilo. A aeronave deverá ser recebida em junho de 2024, e ampliará capacidade de atendimento aéreo do Grupo de Aviação Operacional (GAVOP) do CBM/DF.
Em "Notícias"
A Armada Chilena incorporou oficialmente o quinto e último helicóptero Airbus H125 do "Projeto Gaviota". A aeronave foi comissionada pela Direção Geral do Território Marítimo e Marinha Mercante (Directemar) em cerimônia realizada na sexta-feira (18/08) na Base Aérea Naval de Viña del Mar.
Em "Notícias"
Em cerimônia realizada recentemente na Base Aérea Naval de Viña del Mar, a Armada Chilena recebeu o quarto helicóptero Airbus H125 (AS 350-B3). Esta é a penúltima aeronave encomendada pela governo chileno para o "Projeto Gaviota", que tem por objetivo reequipar a frota de helicópteros da Aviação Naval.
Em "Notícias"