

Primeiro H-60L da FAP chega em Portugal a bordo de um KC-390. O primeiro helicóptero H-60 Black Hawk versão “L” (Lima) da Força Aérea Portuguesa (FAP), chegou na Base Aérea Nº 8 (BA8), em Ovar, na última quinta-feira (09). O UH-60L, matrícula 29807, será integrado a frota da Esquadra 551 “Panteras”, a qual atualmente opera quatro helicópteros Black Hawk, todas da versão “A” (Alpha).

O H-60L foi transportado dos Estados Unidos para Portugal por um KC-390 Millennium da FAP (matrícula 26901). O voo partiu da BA8 terça-feira (07) com destino a Huntsville, Alabama, EUA, com escalas técnicas na Base Aérea Nº 4, em Lajes, e Rhode Island, EUA. Após carregamento, o voo de regresso foi realizado de Huntsville para Ovar sem escalas.

Entre as principais diferenças entre as duas variantes do Black Hawk, o H-60L está equipado com motores mais potentes, nova gearbox com maior vida útil, maior peso máximo de decolagem, mais capacidade de transporte de carga externa e melhor desempenho em condições de temperatura e altitude elevadas. Além disso, o “Lima” vem equipado com radar meteorológico, guincho externo, capacidade para transportar até 12 profissionais operacionais e 2.950 litros de água para lançamento aéreo.

Em 2018, o governo português transferiu para a FAP a missão de combate a incêndios rurais. Para isto, foram assinados dois contratos de aquisição envolvendo a compra de nove UH-60 Black Hawk (quatro “A” e cinco “L”), em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Fonte: FAP
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO