• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Primeiro Grupo de Aviação de Caça celebra 80 anos de história

27 de dezembro de 2023
Primeiro Grupo de Aviação de Caça celebra 80 anos de história (Fotos: FAB).
Primeiro Grupo de Aviação de Caça celebra 80 anos de história (Fotos: FAB).

Primeiro Grupo de Aviação de Caça celebra 80 anos de história. A comemoração marcou a reativação do Quadro de Jambock Honorário, título idealizado pelo Brigadeiro do Ar Nero Moura.

O Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) completou 80 anos no último dia 18 de dezembro. Uma cerimônia marcada por lembranças de um passado histórico e heroico, foi realizada na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), berço da aviação de caça brasileira.

Criado pelo Decreto de Lei n° 6.123 de 18 de dezembro de 1943 para atuar durante a Segunda Guerra Mundial, o “Grupo de Caça” teve como primeiro Comandante o então Major Aviador Nero Moura.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Comandante do 1° GAVCA, Tenente-Coronel Aviador Felipe da Silva Ribeiro. Também participaram da cerimônia o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; demais Oficiais-Generais da FAB; ex-Comandantes do 1° GAVCA, entre outras autoridades civis e militares.

“Parabéns a todos os abnegados que trabalharam incansavelmente ao longo dessas oito décadas para que sempre cumpríssemos a nossa missão. Nesse aniversário, reafirmo meu orgulho e vibração em servir neste glorioso e distinto Grupo de Caça”, declarou o Tenente-Coronel Ribeiro em seu pronunciamento.

Além da entrega de diplomas ao Piloto mais Eficiente e aos Graduado e Praça Padrão do ano de 2023, a comemoração também marcou a reativação do Quadro de Jambock Honorário (QJH), título idealizado pelo Brigadeiro do Ar Nero Moura. A honraria é conferida àqueles que diretamente colaboraram para manter as tradições e a história do 1° GAVCA. Em respeito à forma como a escolha era realizada, com o falecimento de todos os Veteranos de Guerra do Primeiro Grupo de Caça, o ingresso no Quadro ficou paralisado de 2005 até 2022.

“Ser agraciado com o título representa muito a minha história junto ao Grupo, representa a continuidade dos valores dos Veteranos na Segunda Guerra Mundial. Para mim, é o ponto alto da carreira na FAB”, declarou o Jambock Honorário 246, Tenente-Coronel Miguel dos Santos Clarino.

Outro destaque do evento foi o lançamento oficial do livro comemorativo dos 80 anos do Grupo de Caça e a entrega dos primeiros exemplares. A publicação, intitulada “Oitenta”, apresenta um apanhado histórico, por meio de textos e imagens, sendo algumas inéditas. Os registros deixam claro que, acima dos equipamentos, os atores principais eram e continuam sendo as pessoas que servem no Grupo de Caça.

“Foi um privilégio aprender história não com quem a contou, mas com quem a fez, o que é um privilégio que pouca gente tem. Foi muito fácil construir o livro, difícil foi escrever 80 anos de história em 128 páginas. Toda a equipe que participou da construção do exemplar teve a sorte de conhecer muitos dos Veteranos da Aviação de Caça, bem como representantes de diversas gerações”, contou Vicente Vásquez, um dos autores do livro.

Os sobrevoos dos Caças F-5M da FAB foram um espetáculo à parte. Durante a cerimônia, as aeronaves cruzaram os céus da BASC e encantaram o público. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa ao som da canção “Carnaval em Veneza”, considerado o hino da Aviação de Caça da FAB.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login