Primeiro F-35A da Luftwaffe entra em produção. A Lockheed Martin iniciou oficialmente a produção do primeiro caça F-35A Lightning II para a Força Aérea da Alemanha, ou Luftwaffe. Para celebrar o fato, em 05 de dezembro a fabricante realizou nas suas instalações de Fort Worth, no Texas, a tradicional cerimônia onde representantes da Luftwaffe e do governo alemão assinaram a seção central da fuselagem da primeira aeronave.
Em dezembro de 2022, a Alemanha anunciou a aquisição de 35 caças Ligthning II da Lockheed Martin. Eles substituirão a envelhecida frota de Panavia Tornado que atuam na tarefa do programa nuclear da OTAN. Desta forma, os futuros caças de quinta geração da Luftwaffe serão configurados para transportar bombas nucleares B61 fornecidas pelos EUA.
As primeiras aeronaves alemãs serão entregues em 2026 e seguirão para a Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, EUA, onde serão utilizadas para treinamentos dos pilotos e técnicos. Em 2027 os primeiros F-35A da Luftwaffe são esperados na Base Aérea de Büchel, Alemanha. Atualmente a Base passa por obras para receber as novas aeronaves.
O programa F-35 da Lockheed Martin continua ganhando força global, com mais de 1.080 aeronaves entregues para inúmeros países, com a a frota mundial ultrapassando 950 mil horas de voo.
@FFO