Primeiro F-35A da Força Aérea Belga em produção. Uma comitiva da Força Aérea Belga, ou Belgische Luchtmacht (BLu), liderada pelo seu Comandante, o Major General Thierry Dupont, visitou em 05 de junho, as instalações de produção da Lockheed Martin em Fort Worth, no Texas. Na ocasião eles assinaram a parte interna frontal do primeiro caça F-35A Lightning II da BLu na linha de montagem.
Em 2018 o governo belga assinou um contrato de aproximadamente US$ 4,5 bilhões com a Lockheed Martin para a aquisição de 34 caças F-35A para a Belgische Luchtmacht. Os caças de quinta geração substituirão os envelhecidos F-16 Fighting Falcons em serviço na primeira linha da defesa aérea nacional.
Para receber os modernos F-35A, a Bases Aérea de Kleine-Brogel, região de Flandres, e de Florennes, em Valônia, estão passando por diversas adequações, que vão desde instalações para o planejamento das missões, ambientes para quatro simuladores de voo, hangaretes, hangares para manutenção dos caças, até uma zona para o Alerta de Defesa Aérea (QRA).
O ministro da Defesa belga, Ludivine Dedonder, confirmou que, por conta dos atrasos relativos ao COVID-19, o fabricante entregará neste ano apenas dois F-35A, em vez dos quatro planejados originalmente. Os outros dois serão entregues no primeiro trimestre de 2024.
Espera-se que o primeiro F-35A da BLu, matrícula FL-01 (c/n AY-01), seja recebido em dezembro de 2023. O cronograma revisado prevê a entrega de quatro a cinco unidades a partir de 2024, com a conclusão de todos 34 jatos do pedido original, prevista para 2030.
@FFO