Primeiro F-16D Block 70 faz seu voo inaugural. No dia 24 de janeiro de 2023, às 09h17 local, o primeiro F-16D Block 70 de série realizou seu voo inaugural da planta da Lockheed Martin em Greenville, Carolina do Sul. Sob comando dos pilotos de teste da empresa Dwayne “Pro” Opella e Monessa “Siren” Balzhiser, a aeronave permaneceu no ar por cerca de 50 minutos realizando vários cheques de aeronavegabilidade, incluindo verificações do motor e do sistema de combustível, bem como manuseio básico da aeronave.
O voo também foi o primeiro de um “Bloco 70”, de um total de 16, destinados a Royal Bahraini Air Force (RBAF), cliente lançador da nova versão. Por isso, ele já ostenta o esquema de cores da RBAF. A aeronave foi vista em novembro passado em Greenville já pronta para os primeiros testes de solo.
Seis países já selecionaram aeronaves Block 70/72, totalizando 128 unidades até o momento a serem construídos em Greenville. São eles Bahrein, Bulgária, Jordânia, Taiwan, Eslováquia e Marrocos. Além destes, a Grécia está convertendo localmente 83 F-16C/D Block 52 em F-16V Block 72 Viper, num trabalho realizado pela Hellenic Aerospace Industries (HAI) em Tanagra, com apoio pela Lockheed Martin. Duas aeronaves já foram entreguem em setembro de 2022 a Hellenic Air Force (HAL)
Além da carteira oficial atual de 128 jatos, a Jordânia assinou no ano passado uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) para oito jatos e na semana passada assinou uma nova LOA adicional para mais quatro jatos. A Lockheed Martin também recebeu da Bulgária uma LOA para oito jatos adicionais para sua frota. Uma vez finalizados, o backlog aumentará para 148 unidades.
“A Lockheed Martin está totalmente comprometida em fornecer plataformas de qualidade para as missões críticas de nossos clientes e estou muito orgulhoso de nossa equipe talentosa em Greenville”, disse Danya Trent, vice-presidente do F-16 e líder do local em Greenville. “Este é o culminar de avanços significativos em desenvolvimento, design, engenharia digital, cadeia de suprimentos e linha de produção para uma plataforma já comprovada que continuará a fornecer décadas de serviço em suporte à segurança nacional dos clientes”.
Os F-16 Block 70/72 é a versão mais avançada do F-16. Eles são equipados com o radar APG-83 AESA (Active Electronically Scanned Array), um novo Center Pedestal Display (CPD), o AN/APX-126 Advanced IFF (Identification Friend or Foe), enlace de dados tipo Link 16, compatibilidade com NVIS (Night Vision Imaging System) e JHCMS II (Joint Helmet-Mounted Cueing System II) e um novo GPS/INS integrado.
@CAS