Primeiro Embraer Lineage 1000 da Marinha do Paquistão. O primeiro Embraer Lineage 1000 da Marinha do Paquistão (PN) chegou ao país no mês de março. A aeronave foi adquirida da China Southern Airlines General Aviation, onde voava com o prefixo B-3203 (c/n 19000453). Nos últimos dias, o avião tem sido visto operando apenas com as marcas militares, e sem matrícula aparente.
Baseado no Embraer 190BJ, o jato executivo foi escolhido pelo governo paquistanês para o Projeto Sea Sultan, que tem como objetivo substituir a frota de antigos Lockheed P-3 Orion da Marinha. O planejamento é de que até dez Lineage 1000 sejam comprados no mercado de aeronaves usadas, e submetidos a conversão como vetor de patrulha marítima de longo alcance (LRMPA – Long-Range Maritime Patrol Aircraft).
O primeiro Linage 1000 da Marinha Paquistanesa possivelmente está operando na configuração VIP padrão. A RN ainda não divulgou qual empresa será responsável pela inédita conversão do jato executivo em aeronave militar LRPMA.
@FFO