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Primeiro E-3D Sentry da FACh deverá pousar no Chile na próxima semana

13 de julho de 2022
Primeiro E-3D Sentry da FACh deverá pousar no Chile na próxima semana. Último voo de testes do ZH103 antes de ser enviado para o Chile (Foto: Daniel Kennedy).
Primeiro E-3D Sentry da FACh deverá pousar no Chile na próxima semana. Último voo de testes do ZH103 antes de ser enviado para o Chile (Foto: Daniel Kennedy).

Primeiro E-3D Sentry da FACh deverá pousar no Chile na próxima semana. A Royal Air Force (RAF) realizou ontem (12/07), o último voo de testes do Boeing E-3D Sentry que será transferido na próxima semana para a Fuerza Aérea Chilena (FACh). Utilizando o código de chamada “SOLEX 02”, a aeronave, matrícula britânica ZH103, foi vista pousando na Base Aérea RAF Waddington, finalizando o voo de experiências.

De acordo com as informações vindas do Reino Unido, o novo vetor de alerta aéreo antecipado da FACh, deverá pousar na próxima segunda-feira (18 /07), no Aeroporto Internacional de Santiago do Chile (SCL/SCEL), sede do Grupo de Aviación Nº10.

Os novos E-3D subsituirão o envelhecido Boeing EB-707 “Condor” FACh 904, fabricado em 1965 e único vetor AEW chileno. Ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento, aliado a baixa disponibilidade, esse vetor está chegando no seu limite operacional. Para manter a capacidade de comando e controle e vigilância, a FACh adquiriu três Boeing E-3D recentemente desativados pela RAF.

Por vinte anos, a RAF operou uma frota de sete Sentry AEW.1, todos fabricados entre 1989 e 1991, equipados com motores CFM6-2A e aviônicos atualizados. Eles foram gradualmente desativados, preparando a chegada dos novos E-7A Wedgetail, que estão em produção. A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. O seu descomissionamento oficialmente ocorreu em 04 de agosto de 2021.

Frota de Boeing E-3D Sentry da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109) – vendido para a FACh
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111) – vendido para a FACh
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desmontado para spare parts
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114) – vendido para a FACh
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)

Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.

@FFO

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