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Primeiro E-3D Sentry da FACh chegou no Chile

28 de julho de 2022
Primeiro E-3D Sentry da FACh chegou no Chile (Fonte: FACh).
Primeiro E-3D Sentry da FACh chegou no Chile (Fonte: FACh).

Primeiro E-3D Sentry da FACh chegou no Chile. O primeiro Boeing E-3D Sentry Mk1 da Fuerza Aérea Chilena (FACh) pousou no final da tarde de ontem (27/07), no Aeroporto Internacional de Santiago (SCL/SCEL), onde está a Base Aérea de Pudahuel, sede da II Brigada Aérea. A aeronave, matrícula ZH103, finalizou o longo voo de translado procedente da Base Aérea RAF Waddington, no Reino Unido, com escalas nos Açores e na América Central.

Chamou a atenção que a aeronave foi transladada do Reino Unido para o Chile ostentando as marcas completas da RAF, inclusive o voo de translado utilizou o código-rádio “ASCOT”, denotando que foi conduzido por tripulantes britânicos. Essa foi a última missão operacional do ZH103 na Royal Air Force, que será oficialmente descomissionado no Chile.

De acordo com o General de Brigada Aérea (A) Fernando Ilharreguy Niklitschek, Chefe do Programa E-3D na FACh, a incorporação do Sentry permitirá a retomada da capacidade de alerta aéreo antecipado, comando e controle, perdidos com a aposentadoria do antigo Boeing EC-707 “Cóndor”.

Para operar o seu novo vetor de Alerta Aéreo e Controle “AWACS” (Airborne Warning and Control System), os militares da FACh passaram por um treinamento de seis meses na Base Aérea de Waddington da RAF.

O Oficial-General chileno confirmou que os E-3D serão operados integralmente por militares da FACh, enquanto a manutenção das aeronaves será realizada pela Empresa Aeronáutica Nacional (ENAER) e sua subsidiária DTS, especializada em aviônica, incluindo o radar rotativo AN/APY-2.

Com uma estimativa operacional de aproximadamente 20 anos, a FACh deverá explorar as múltiplas capacidades oferecidas por essas plataformas, incluindo a continuidade dos procedimentos OTAN já adotados pela instituição.

Através dos seus sistemas embarcados, os E-3D Sentry atuarão em missões de apoio ao combate, controle do espaço aéreo e suporte aéreo avançado para os meios institucionais combinados, em tempos de paz. Um exemplo serão operações humanitárias como controle de aeronaves em combate aos incêndios florestais em locais remotos e voando a baixa altura, operações de busca e salvamento de aeronaves, entre outros.

Além disso, essas aeronaves proporcionarão a oportunidade da FACh de ingressar em missões com Forças Multinacionais, especialmente pelas capacidades adquiridas com o treinamento recebido da RAF, que trabalha regularmente em ambientes de forças combinadas.

Com uma grande autonomia de voo, os E-3D da FACh irão contribuir com o controle do espaço aéreo de regiões remotas como o trecho do Oceano Pacífico entre o território chileno e a Ilha da Páscoa, bem como a área entre o sul do país e o Continente Antártico.

“A incorporação dessas aeronaves, além da proeminência técnica e econômica em relação a outras alternativas oferecidas no mercado, representa uma vantagem estratégica comparativa, permite o acesso a tecnologia avançada, procedimentos, doutrina e conhecimento na área de Sistemas de Alerta Antecipado e Controle Aéreo que se traduz na possibilidade de participar de manobras combinadas e fortalecer a manobra nacional conjunta, aumentando o controle e a segurança do espaço aéreo nacional, função principal que é atribuída à Força Aérea do Chile”, ressaltou o General Ilharreguy.

Frota de Boeing E-3D Sentry desativada pela Royal Air Force (RAF):

  • ZH101 “Doc” (c/n 24109) – vendido para a FACh
  • ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
  • ZH103 “Happy” (c/n 24111) – vendido para a FACh
  • ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
  • ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desmontado para spare parts
  • ZH106 “Grumpy” (c/n 24114) – vendido para a FACh
  • ZH107 “Bashful” (c/n 24499)

Dados típicos do Boeing E-3D Sentry:

  • Tripulação de Voo/Missão: 4/12
  • Envergadura/Comprimento: 44,42 metros / 44 metros
  • Peso básico operacional: 152 toneladas
  • Alcance aproximado (sem reabastecimento): 9.500 km
  • Autonomia (com reabastecimento): até 18 horas de voo
  • Velocidade máxima: 853 km/h
  • Motores: 4 x CFM-56-2

@FFO

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