Primeiro dos quatro novos Cessna Caravan da PRF chegou ao Brasil. O primeiro dos quatro novos Cessna 208B Grand Caravan EX da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no Brasil. O turboélice entrou no país em 22/06 pelo Aeroporto Internacional de Boa Vista, Roraima, onde passou pelos trâmites legais.
O Grand Caravan, matrícula PR-FPF “Patrulha 32”, decolou do Aeroporto Regional Meridian (MEI/KMEI), no Mississipi, Estados Unidos, no dia 20/06, com destino ao Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale (FXE/KFXE), na Flórida. No dia seguinte partiu para Aguadilla (BQN/TJBQ), em Porto Rico, com escala técnica em Providenciales (PLS/MBPV), nas Ilhas Turks and Caicos. Finalmente, em 22/06, passou por St. George’s (GND/TGPY), em Granada, antes de pousar no Aeroporto Internacional de Boa Vista (BVB/SBBV), em Roraima.
Interessante observar que no trecho entre o Aeroporto Regional Meridian, no Mississipi e Providenciales, nas Ilhas Turks and Caicos, o “Patrulha 32” foi acompanhado por outro Grand Caravan da PRF, o PR-FYC “Patrulha 31”. Por motivo desconhecido, no dia 21/06 ele retornou para o Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale, na Flórida.
Na semana passada, publicamos uma imagem dos quatro Grand Caravan EX nas cores completas da PRF reunidos no hangar do centro de entregas da Cessna, em Independence, no Kansas, EUA. As aeronaves foram construídas cerca de seis meses após o anúncio da assinatura do contrato de aquisição.
Em 22 de janeiro deste ano, a TAM Aviação Executiva (TAM AE), representante exclusiva da Cessna no Brasil, anunciou que recebeu da PRF uma encomenda de quatro novos turboélices Cessna 208B Grand Caravan EX para equipar a Divisão de Operações Aéreas (DOA).
Os quatro novos Cessna 208B Grand Caravan EX da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal são: PR-FYC “Patrulha 31” (c/n 208B5802); PR-FPF “Patrulha 32” (c/n 208B5805); PR-FCY “Patrulha 33” (c/n 208B5807); e PR-FCD “Patrulha 34” (c/n 208B5808).
A DOA da PRF é um antigo cliente da TAM AE, tendo adquirido anteriormente helicópteros Bell 412 e Bell 407, além de um Grand Caravan matriculado PR-DOA. Com o recebimento dos novos Grand Caravan EX, a PRF se consolidará como um dos maiores operadores do modelo no país.
@FFO