Primeiro CN-235 MPA da Força Aérea da Malásia. A Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia) recebeu o primeiro bimotor CN235-200 convertido em aeronave de vigilância marítima (MPA). O avião, matrícula M44-05, foi recebido na sexta-feira (17/06), na Base Aérea de Kuching (WBGG), em Sarawak, leste do país.
No total serão três aeronaves de transporte CN235-200 convertidas para a versão CN-235 MPA. Entre 02 de setembro de 2020 e 21 de março de 2021, o trio foi enviado para as instalações da PT Dirgantara Indonesia (PTDI), em Bandung, Java Ocidental, onde passam pelo Programa de Extensão de Vida Operacional (SLEP) e conversão para MSA. O processo é financiado pelo programa Maritime Security Initiative (MSI) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), que também fornece os sistemas de missão embarcados.
Entre as modificações, a PTDI instala nas nas aeronaves o sistema de vigilância marítima Merlin, desenvolvido por uma empresa Integrated Surveillance and Defense (ISD), com sede em Oregon, EUA. O sistema consiste em um módulo de Infra-Vermelho Prospectivo (FLIR), um pod na parte inferior da fuselagem com um radar de vigilância e um sistema de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A RMAF está agora operando sete das oito aeronaves CN-235 encomendadas em 1998, com todas as entregas concluídas em 2001. Uma aeronave foi baixada em 2016 após ser destruída em um acidente com todas as tripulações sobreviventes. A segunda e terceira aeronave que ainda estão em processo de conversão para CN-235 MPA na PTDI devem retornar à Malásia nos próximos meses.
@FFO