Primeiro CH-149 Cormorant MLU da RCAF. Este projeto, aprovado em fevereiro de 2019, estenderá a expectativa de vida útil estimada dos helicópteros CH-149 Cormorant da Royal Canadian Air Force (RCAF) para pelo menos 2042. Serão atualizadas as capacidades operacionais, aviônicos e estruturais da atual frota.
Uma equipe da RCAF visitou as instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, Reino Unido. Eles puderam ver e assinar a primeira aeronave — AW101-615, passando por atualizações como parte do projeto Cormorant Mid-Life Update, na linha de montagem. O CH-149 é a versão dedicada a missões de Busca e Resgate (SAR) para o Canadá do AgustaWestland AW101.
Por meio do contrato com a Leonardo U.K. Ltd., a RCAF atualizará toda a sua frota de 13 Cormorant para a versão mais avançada do modelo, bem inclui a aquisição de mais três unidades, elevando a frota para 16 aeronaves. Isso garantirá que a RCAF mantenha as operações SAR em Comox, B.C., Gander, N.L., Greenwood, N.S., e aumentar esta capacidade para Trenton, Ontário. O projeto deve ser concluído até 2030, com a primeira entrega em 2026 e o IOC em 2027.
Além disso, o projeto aborda a necessidade de uma solução de treinamento sintético aprimorado. A RCAF contratou a CAE para fornecer um simulador de voo doméstico configurado para o novo CH-149 MLU, com foco no treinamento dedicado no Canadá, não sendo mais necessário mais viajar para o Reino Unido para treinamento e certificação.
@CAS