Primeiro C295W da Força Aérea Nacional Angolana é entregue. A Força Aérea Nacional de Angola (FANA) recebeu o seu primeiro Airbus C295W. No ano passado, o governo angolano encomendou três novas aeronaves da Airbus para a FANA, sendo duas aeronaves de Vigilância Marítima (MSA) e uma para missões de transporte logístico.
Imagens do primeiro C295W da FANA, matrícula T-412 (número de construção 207), foram divulgadas na internet em 25/07 mostram o translado da primeira aeronave destinada a transporte, durante sua escala em Gran Canária Las Palmas (LPA/GCLP). O C295W configurado para missões de transporte, irão realizar operações táticas de transporte de tropas, carga, paraquedismo, lançamento de cargas e missões humanitárias.
Já os dois C295 MPA serão utilizados pela FANA em operações de Busca e Salvamento (SAR), fiscalização de pesca ilegal, controle de fronteiras, apoio em desastres naturais e missões de coleta de inteligência, entre outros. Eles serão equipados com o sistema de missão Fully Integrated Tactical System (FITS) desenvolvido pela Airbus, além de sensores de última geração.
As três aeronaves serão equipadas com a versão mais recente do conjunto de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion.
@CAS