Primeiro C-130J atualizado recebido pela Força Aérea Australiana. A Força Aérea Real Australiana (RAAF), recentemente recebeu o seu primeiro Lockheed Martin C-130J Hércules atualizados para o padrão Bloco 8.1. A aeronave pousou na Base Aérea de Richmond, Austrália, sede do 37 Squadron, em voo procedente dos Estados Unidos.
De acordo com o comunicado do DoD divulgado hoje (19/01), o padrão Bloco 8.1 consiste na modernização de aviônicos e sistemas de navegação e pouso por instrumentos. Eles oferecem maior precisão, principalmente quando operando missões de lançamento de cargas aéreas em regiões remotas. A frota C-130J atualizada, garante que as aeronaves da RAAF estejam em conformidade com os mais recentes regulamentos de tráfego aéreo internacionais, além de ter atualizado os seus sistemas de identificação de amigo ou inimigo (IFF), para operações conjuntas com aliados.
O primeiro C-130J da RAAF foi modernizado nos Estados Unidos, nas instalações da Lockheed Martin, e contou com suporte da USAF. As aeronaves restantes serão modificados pela Airbus Australia Pacific, localizada em Richmond, Austrália. A segunda aeronave já encontra-se nas instalações da Airbus, em processo de atualização.
O Capitão de Grupo James Badgery, Oficial Comandante do Escritório do Programa de Transporte Aéreo da RAAF, disse que a atualização é essencial para as futuras missões dos Hércules. “O Bloco 8.1 tornará o trabalho dos tripulantes mais fácil e seguro, principalmente nas operações em ambientes complexos, tanto no espaço aéreo civil, como nas linhas de frente. Os Hércules costumam ser os primeiros a chegar nos cenários de crise, o que foi evidenciado durante a crise de Cabul [Afeganistão], em agosto passado, portanto o Bloco 8.1 garantirá que a frota possa continuar voando essas operações com maior segurança”, disse o Capitão de Grupo Badgery.
No início desta semana, a RAAF enviou dois Boeing P-8A Poseidon e um C-130J Hércules para realizar vigilância aérea as Ilhas de Tonga, no Pacífico, para ajudar no levantamento dos dados sobre a extensão dos danos causados pela erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, ocorrido em 15 de janeiro. “O governo de Tonga solicitou nosso apoio com aeronaves para auxiliar no levantamento da extensão dos danos, principalmente em locais mais remotos, e informar suas solicitações de suporte a desastres”, disse o DoD.
A RAAF possui uma frota de 12 C-130J Hércules recebidos a partir de 1999 e operados pelo 37 Squadron, na RAAF Richmond. Juntamente com 10 Leonardo C-27J Spartan do 35Sq, e oito Boeing C-17A Globemaster III do 36Sq, eles compõem a primeira linha do transporte tático da Força de Defesa Australiana.
Fonte: DoD Austrália
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO