Primeiro Boeing AH-64E holandês. Na revisão de Defesa de dezembro de 2020 do Ministério da Defesa holandês (MoD), ficou definido que 28 helicópteros Boeing AH-64D Apache da Koninklijke Luchtmacht (KLu) ou Real Força Aérea da Holanda (RNLAF) seriam modernizados para a versão AH-64E Apache Guardian Block II.
Desde então, um grande número de helicópteros Apache foi enviado do 301 Squadron na base aérea de Gilze-Rijen para os Estados Unidos, para a modernização. Atualmente, um pequeno número de AH-64D ainda está ativo em Gilze-Rijen junto ao 301 Sqn.
Em maio de 2022, a primeira fuselagem do primeiro AH-64E Apache Guardian, serial Q-31, foi observada na linha de montagem da fábrica da Boeing em Mesa (Arizona). Apesar de usar a fuselagem “antiga” do AH-64D, os helicópteros receberão novas matrículas.
Os novos helicópteros serão equipados com sistemas de última geração, como um Integrated Self Protection System (ISPS), um novo Radar Warning Recievers (RWR), um Laser Warning Recievers (LWR), um completo novo sistema de software e novos mísseis guiados por laser — e AGM-114 Hellfire. Espera-se que o programa de modernização seja concluído até o final de 2025.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS