• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Primeiro avião da Polícia Civil Gaúcha está entrando em operação

4 de agosto de 2022
Primeiro avião da Polícia Civil Gaúcha está operacional (Fotos: PC/RS).
Primeiro avião da Polícia Civil Gaúcha está entrando em operação (Fotos: PC/RS).

Primeiro avião da Polícia Civil Gaúcha está entrando em operação. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC/RS) está colocando em operações o seu primeiro avião de asas fixas. Conforme noticiamos, o bimotor Beechcraft 58 Baron, matrícula PP-JGO “Gavião 02” (c/n TH-1225), foi repassado no início deste ano pela Justiça Federal para a Divisão de Operações Aéreas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil Gaúcha.

Em entrevista ao jornal Correio do Povo, o subchefe da Polícia Civil do RS, Delegado Vladimir Urach, confirmou que o Baron passou por uma revisão completa, incluindo a atualização de equipamentos. A aeronave estará à disposição da instituição neste mês de agosto, onde poderá ser empregado em missões de apoio às operações policias.

Coincidentemente a pintura original do Baron tem as mesmas cores do brasão da Polícia Civil (Fotos: PC/RS).
Coincidentemente a pintura original do Baron tem as mesmas cores do brasão da Polícia Civil (Fotos: PC/RS).

O Diretor da Divisão de Operações Aéreas da CORE, Delegado Carlos Iglesias Júnior, informou que a aeronave tem capacidade para dois tripulantes e quatro passageiros, e chamou a atenção que coincidentemente a pintura original do bimotor é branca com listras dourada e preta, as mesmas cores do brasão da Polícia Civil.

Com velocidade máxima de 350 km/h e altitude operacional de 10 mil pés, o Baron ficará baseado no hangar da PC/RS no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Sua autonomia permite voar ida-e-volta para qualquer ponto no interior do estado sem reabastecimento.

O Delegado Iglesias Júnior ressaltou que o novo avião poderá ser utilizado em missões de transporte de presos de alta periculosidade, oferecendo uma grande vantagem em comparação ao traslado por via terrestre, mais demorado e que exige um forte aparato de segurança. O Delegado lembrou ainda que o avião estará à disposição de outras instituições em caso de necessidade, como no caso de transporte de órgãos humanos.

Até a chegada do Be-58, a frota da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil Gaúcha estava composta por apenas um helicóptero H125 Esquilo, prefixo PR-HPC “Gavião 01”, recebido em 2012.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login