Primeiro Apache Guardian entregue a RNLAF. No último dia 25 de outubro de 2022, a Boeing Inc. entregou o primeiro AH-64E Apache Guardian à Koninklijke Luchtmacht (KLu) ou Royal Netherlands Air Force (RNLAF). O helicóptero da Força Aérea Holandesa faz parte de um lote de 28 unidades nos próximos meses.
Em fevereiro de 2018, a Holanda decidiu atualizar todos os seus AH-64DN para o padrão AH-64E em um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) feito com a Boeing via governo dos EUA. Em 2019, o Departamento de Defesa dos EUA emitiu um contrato com a Boeing para remanufaturar 28 Apaches KLu AH-64DN para o avançado padrão AH-64E Block II versão 6. O primeiro exemplar foi visto na fábrica em maio de 2022.
Durante a chamada remanufatura, a Boeing desmonta completamente todos os AH-64DN. Os componentes são testados, reutilizados ou substituídos. Os Apache Guardians da RNLAF são receberão equipamentos de última geração, como um novo Sistema Integrado de Autoproteção (ISPS), um novo radar, Receptores de Alerta de Radar (RWR), Receptores de Alerta de Laser (LWR) e novos mísseis guiados a laser AGM-114 Hellfire. Espera-se que o programa de modernização seja concluído até o final de 2025.
Desde o início da modernização, um grande número de helicópteros Apache foi enviado do 301 Squadron na base aérea de Gilze-Rijen para os Estados Unidos. Atualmente, um pequeno número de AH-64DN ainda está ativo em Gilze-Rijen junto ao 301 Sqn. A primeira unidade entregue foi o AH-64E matrícula Q-31. As primeiras unidades dos AH-64E da RNLAF serão entregues ao 302 Sqn, em Fort Hood-Killeen/Robert Gray AAF (TX). Esta unidade holandesa em solo americano irá fazer a conversão operacional dos novos pilotos com apoio do US Army.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS