Primeiro Airbus A330 da Força Aérea Espanhola. O primeiro Airbus A330 do Ejército del Aire de Espanha (EdA), foi fotografado na manhã de quarta-feira (27/10), pousando no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri. Recentemente comprado da companhia aérea Ibéria, o jato estava retornando de Chateauroux-Deols, França, onde recebeu a camuflagem padrão da Força Aérea Espanhola.
Ostentando as marcas militares, o Airbus 330, futuro T.24-01 (c/n 1694), ainda mantinha a matrícula civil EC-MIL, provisoriamente aplicada com um adesivo, que inclusive chegou ao destino bastante rasgado, deixando aparente parte do seu futuro código de esquadrão 452-01.
Pelas imagens capturadas na Espanha e na França, observa-se que o jato ainda não recebeu o sistema para reabastecimento em voo “probe-and-drogue” (com cestos e mangueiras), portanto ainda não foi oficialmente convertido em um A330 MRTT. Conforme informações, o EdA irá operar a aeronave temporariamente nesta configuração, até ser enviada para a unidade da Airbus Defense, em Getafe, Espanha, para instalação do kit de reabastecimento.
Espera-se que o segundo Airbus A330, EC-MJA (c/n 1700, futuro T.24-02) seja entregue pela Ibéria em 2022, enquanto o terceiro, EC-MKI (c/n 1719, futuro T.24-03), seja liberado apenas em 2023. Os Airbus A330 serão destinados para o Escuadron 452, pertencente ao Grupo 45, sediado na Base aérea Torrejón.
Conforme noticiamos aqui, no último mês de julho o Conselho de Ministros da Espanha havia autorizado o financiamento para a aquisição de três aeronaves multifuncionais Airbus A330 MRTT para o Ejército del Aire, com objetivo de atuar em missões de transporte aéreo estratégico e reabastecimento em voo.
@FFO