Primeiro Airbus A330 da FAB chegou na Irlanda onde será pintado. O primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta sexta-feira (01/07) na Irlanda, onde passará pela pintura e padronização externa. O jato estava na Jordânia, onde passou pela revisão do tipo “Check C”.
O futuro C-30 FAB 2901 foi revisado nas instalações da Jordan Aircraft Maintenance Limited (Joramco), empresa de MRO que apresentou as melhores condições para a realização do serviço técnico.
Ainda ostentando as cores da Azul, seu antigo operador, o A330 matrícula civil PR-AIS, realizou o voo de translado “AD9840” entre o Aeroporto Internacional Queen Alia (AMM/OJAI), em Amã, na Jordânia e o Aeroporto Internacional de Dublin (DUB/EIDW), na Irlanda.
Em 18 de abril, o Comando da Aeronáutica anunciou a aquisição de duas aeronaves Airbus A330-200 da empresa aérea Azul (PR-AIS e PR-OCK), pelo valor aproximado de US$ 80 milhões. Elas serão convertidas para a versão militar A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), entretanto, inicialmente o primeiro jato será operado na configuração passageiros e carga (C-30), antes de ser convertido para o padrão MRTT, designado pela FAB como KC-30.
O segundo A330 adquirido pela FAB, futuro 2902 (PR-OCK), permanece estocado na Espanha, e futuramente deverá ser enviado diretamente para a Airbus em Sevilha, onde passará pela conversão MRTT.
Os KC-30 da FAB serão operados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) — Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).
@FFO