Primeiro acidente com um AIDC AT-5 AJT Brave Eagle de Taiwan. Um jato de treinamento AIDC AT-5 AJT Brave Eagle da Força Aérea de Taiwan (ROCAF) caiu no mar neste sábado (15/02). O piloto conseguiu ejetar com segurança e foi resgatado. Foi o primeiro acidente com este modelo de aeronave.
Logo após decolar da Base Aérea de Chihhang, em Taitung, para uma missão de treinamento, o Major Lin Wei informou que ambos motores do seu jato haviam falhado e que estaria ejetando sobre o mar. Um barco de pesca resgatou o militar que posteriormente foi levado em estado estável para o Hospital Memorial Taitung Mackay.
A aeronave, matrícula 13-9032/1130, pertencia à 7ª Ala de Treinamento, estava com apenas com 183 horas de voo totais. Foi o primeiro acidente com um supersônico AT-5 AJT, o novo jato de treinamento avançado desenvolvido localmente pela estatal Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) para a ROCAF.
O T-5 Young Yin é fruto de um programa conjunto entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, ROCAF e AIDC, baseado na versão biplace do F-CK-1, com mais 80% de novos componentes. As principais mudanças incluem maior uso de materiais compostos, mais capacidade de combustível, asa otimizada, entre outros. O jato é equipado com dois motores Honeywell/ITEC F124-200TW sem pós-combustão.
A expectativa é que até 2026 a ROCAF receberá 66 jatos AT-5 AJT que substituirão os envelhecidos treinadores avançados AIDC AT-3 e Northrop F-5E/F.
@FFO