Primeiras imagens detalhadas do satélite Pléiades Neo 3. Hoje 20/05, a Airbus lançou uma primeira coleção de imagens nítidas com resolução nativa de 30 cm do satélite Pléiades Neo 3, recentemente lançado com segurança e colocado em órbita. As aquisições e entrega bem-sucedidas dessas primeiras imagens são o início de uma nova era para aplicações geoespaciais comerciais e governamentais, que exigem um alto nível de precisão e a capacidade de ver detalhes finos. As imagens do Pléiades Neo 3, cobrindo uma variedade de locais globais e apresentando diversos ângulos de aquisição, fornecem um nível de detalhe impressionante.
Em um deles é fácil contar cada bloco de calcário das Pirâmides de Gizé e até mesmo o número de visitantes. A construção multicamadas do Castel Sant’Angelo ao longo dos anos também pode ser vista em detalhes em outro. As áreas urbanas e a arquitetura moderna, e sua ampla diversidade, são claramente visíveis nas imagens de Xangai, Dubai e Washington DC. Essas imagens já muito nítidas foram adquiridas antes das calibrações radiométricas e do sistema completas e a qualidade continuará a melhorar nos próximos meses.
Espera-se que as imagens da Pléiades Neo 3 se tornem comercialmente disponíveis no terceiro trimestre de 2021, após a conclusão dessas etapas de calibração. Com a capacidade total do satélite disponível para uso comercial, as imagens de altíssima resolução e geometricamente consistentes da Pléiades Neo 3 proporcionarão aos analistas um alto nível de detalhes, incluindo maior visibilidade de pequenos objetos, como veículos e marcações rodoviárias.
Esse nível de detecção, reconhecimento e identificação de objetos fornece mais informações básicas para analistas de imagens e melhora a confiabilidade dos recursos de aprendizado de máquina. A nova constelação também fornecerá uma maior precisão de geolocalização e informações de banda espectral mais profundas, permitindo que mais insights sejam derivados para várias aplicações. A constelação Pléiades Neo será composta por quatro satélites idênticos e muito ágeis, oferecendo tarefas reativas e revisita intradiária de qualquer ponto da Terra.
Totalmente financiado, projetado, fabricado, pertencente e operado pela Airbus, cada satélite adicionará meio milhão de km² por dia com resolução nativa de 30 cm. O próximo marco do programa Pléiades Neo é o lançamento do Pléiades Neo 4, que já está no local de lançamento em Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento está previsto para este verão, seguido pelo lançamento dos Pléiades Neo 5 e 6, em 2022.
PARA VER MAIS :
https://www.intelligence-airbusds.com/newsroom/news/pleiades-neo-first-images/
Fonte: Airbus