• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Primeiras ações de caças da AMB. Afinal, quantos caças a AMB tem?

3 de janeiro de 2026
Primeiras ações de caças da AMB. Afinal, quantos caças a AMB tem? F-16A da AMB decolando de El Libertador. Foto: Via X.
Primeiras ações de caças da AMB. Afinal, quantos caças a AMB tem? F-16A da AMB decolando de El Libertador. Foto: Via X.

Primeiras ações de caças da AMB. Afinal, quantos caças a AMB tem? Um vídeo gravado com celular, mostra por volta das 10h41 local, a decolagem de caças F-16A da Base Aérea de El Libetador, armados com mísseis ar-ar.

F-16A da AMB armado aparentemente com mísseis P4. Via X.
F-16A da AMB armado aparentemente com mísseis P4. Via X.

No post abaixo, é informado que quatro F-16 do Grupo Aéreo de Caza 16, forma seguidos por outros dois Su-30Mk2V decolaram e seguiram rumo ao Sul a baixa altitude. Para onde foram? Ninguém sabe. Voo local? Patrulha? Foram transferidos para outras bases?

Via X.

Não há confirmação se a base de El Libertador foi atacada. É provável que sim, pois ela e a base de El Sombrero e Barcelona (ambas com Su-30) forma um triângulo que defende Caracas, que possui a base Generalísimo Francisco de Miranda, esta mais focada em aeronaves de transporte VIP. Se foram para o sul, talvez para El Sombrero (SVCZ) na Base Aérea Capitão Manuel Rios Guarico, concentrando a aviação de caça nesta unidade.

Fica a pergunta de quantos F-16 estão em condições de voo. Várias publicações afirmavam haver poucos F-16 em serviço. Dados mais recentes afirmam que apenas seis estavam em serviço: 5 F-16A (AMB 0220, 0678,1041, 4226 e 8924) e um F-16B (AMB 1715).

A Base Aérea de El Libertador, fica no aeroporto de Maracay — Palo Negro (SVBL), localizado a sudoeste de Caracas. É uma das principais bases da Aviação Militar Bolivariana (AMB), sendo sede de várias unidades aéreas, como Grupo Aéreo de Transporte 6 (GAT6) equipado com os C-130HV (C-130H-3), Y-8F-200W e Shorts 360–300; Grupo Aéreo de Operações Especiais 10 (GAOE10) equipado com AS332B, AS532AC e F280FX; Grupo Aéreo de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento 8 (GAIVIRE8) equipado com os Falcon 20C, C-26B (EW) e dos drones UAV Arpía, além dos dois esquadrões do Grupo Aéreo de Caza 16
(GAC16) designados Esquadrões 161 e 162, ambos co mos antigos F-16A/B Bloco 15.

Su-30Mk2V da AMB. Foto AMB.
Su-30Mk2V da AMB. Foto AMB.

Porém, os Su-30Mk2V não são sediados em Palo Negro. Provável que estivessem deslocados. A pergunta que fica é porque a AMB não atuou contra os ataques? Notícias da imprensa americana é que antes mesmo dos helicópteros cruzassem as praias paradisíacas da Venezuela, caças F/A-18E/F (US Navy VFA-31, 37 e 87 com F/A-18E e VFA213 com F/A18F), F-35B (USMC VMFA-225) e F-35A (134th FS) já estavam “limpando” as defesas venezuelanas. Caças F-22 e F/A-18E mantiveram Patrulhas Aéreas de Combate, para uma eventual reação dos F-16 e Su-30 — o que não aconteceu. Outro ponto ressaltando foi a “Limpeza Eletrônica” feita pelos EA-18G da US Navy, tando do VAQ-132 postado em Estação Naval de Roosevelt Roads, quanto o VAQ-142 a bordo do CNV 78. Além destas aeronaves, dois E-11A da USAF atuaram nas ações de EW.

VAQ-132 postado em Estação Naval de Roosevelt Roads. Foto Reuters/Ricardo Arduengo.
VAQ-132 postado em Estação Naval de Roosevelt Roads. Foto Reuters/Ricardo Arduengo.

Nas imagens é possível ver que os F-16 estão armados aparentemente com mísseis Rafael Python 4, tando nas pontas das asas como o pilone externo. Provavelmente são as primeiras imagens de caças da AMB voando após os ataques dos EUA na madrugada do dia 3/01. Aparentemente, a realidade da AMB é crítica, com poucas aeronaves de combate prontas para a ação. Além de só ter seis F-16A/B (AMB 0220, 0678,1041, 4226 e 8924/1715), estariam aptos para voar 7 Su-30Mk2V (AMB 0462, 1157, 1168, 1265, 5790, 5812 e 5965). Além disto, um punhado de 28 K-8VV.

K-8VV da AMB. Foto AMB.
K-8VV da AMB. Foto AMB.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login