Primeira surtida operacional do NAS 809 Immortals da Royal Navy. Um caça F-35B do Esquadrão Aéreo Naval (NAS) 809 “Immortals” da Royal Navy realizou a primeira surtida operacional independente desde que a Unidade foi ativada no final de 2023. O NAS 809 é o segundo Esquadrão F-35B Lightning II do Reino Unido.
Comando por um piloto da Royal Navy, o caça F-35B, matrícula ZM161, decolou da Base da RAF em Marham, no leste da Inglaterra, para entrar na história dos “Immortals”. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (15/07) pela Royal Navy.
“A Fênix ressuscitou”, afirmou a RN, por conta do feito histórico em conformidade com o símbolo do Esquadrão. “Pela primeira vez, um F-35B do 809º Esquadrão Aéreo Naval completou uma surtida comandada, mantida e despachada pelos seus militares na RAF Marham”, afirmou o comunicado.
O evento ocorreu sete meses após a reativação do 809 NAS, ocorrida em 08 de dezembro do ano passado. Ao lado do Esquadrão 617 “Dambusters” da Royal Ar Force, o Esquadrão da Marinha opera os caças de quinta geração. Quando não estão embarcados nos navios da Royal Navy, os F-35B são compartilhados pelos dois Esquadrões de Caças Furtivos da RN e RAF.
Os “Immortals” tem como símbolo a mitológica ave fênix, e como tal o Esquadrão ressurgiu após mais de 40 anos de inatividade. O NAS 809 surgiu em 1941 quando atuou ativamente durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, no breve conflito Malvinas/Falklands em 1982, ano em que foi desativado, para ressurgir no final de 2023.
@FFO