• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Primeira presidente eleita de Honduras venderá jato presidencial

24 de dezembro de 2021
 Primeira presidente eleita de Honduras venderá jato presidencial (Foto: Geoff Pierce).
Primeira presidente eleita de Honduras venderá jato presidencial (Foto: Geoff Pierce).

Primeira presidente eleita de Honduras venderá jato presidencial. Recentemente eleita a primeira mulher presidente de Honduras, Xiomara Castro, do partido de esquerda Liberdade e Refundação (Libre), assumirá o cargo em 27 de janeiro de 2022. Entre as suas promessas de campanha, está a venda dos “veículos de luxo” do governo, dentre eles o jato presidencial Embraer Legacy 600.

Fabricado em 2008, o Embraer 135BJ “Legacy 600” da Força Aérea de Honduras (FAH), matrícula FAH-001 (c/n 14501041), foi recebido em doação do Governo de Taiwan em 2014, juntamente com quatro helicópteros Bell UH-1H, como parte de um acordo de cooperação entre ambos países.

O Legacy 600 FAH-001 é operado pelo Escuadrón de Transporte Aéreo Presidencial (ETAP), sediado na Base Aérea Hernán Acosta Mejia, junto ao Aeroporto Internacional de Tegucigalpa/Toncontin (TGU/MHTG). Desde seu recebimento, o jato executivo tem sido usado em missões de transporte de autoridades, viagens nacionais e internacionais, além de missões de apoio e suporte a outras pastas, como na transferência de vacinas contra a Covid-19.

Alinhada com seus homólogos de esquerda mexicanos e peruanos, a presidente Xiomara Castro prometeu na sua campanha em vender os aviões e “outros veículos de luxo” oficiais, herdados dos presidentes anteriores. Particularmente no caso do Legacy 600, autoridades hondurenhas estimam o seu valor de mercado em aproximadamente US$ 15 milhões. Esta ação é parte de um projeto de lei que pretende reduzir os custos do Estado.

Atualmente a frota do Escuadrón de Transporte Aéreo Presidencial está composta pelo Legacy 600 (FAH-001), e dois helicópteros, um Bell 412EP (FAH-980) e um Bell 429 (HR-GCA). Não há informações se os helicópteros também serão vendidos pelo novo governo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login