Primeira piloto mulher da Brigada Militar do RS. No último dia 07 de julho, o Centro de Formação Aeropolicial da Brigada Militar (CFAer), localizado no aeródromo de Capão da Canoa (RS), realizou a formatura de conclusão do curso teórico de piloto comercial de avião e helicóptero. Na ocasião, três oficiais receberam o certificado de conclusão, dentre eles, a primeira mulher no curso de piloto da Brigada Militar.
O curso teórico de piloto comercial avião e helicóptero é parte integrante do processo de formação de oficiais que buscam exercer suas funções junto às atividades de policiamento aéreo da Corporação. O curso teve início em 01 de fevereiro deste ano e no currículo estavam disciplinas sobre meteorologia, navegação aérea, teoria de voo, regulamentos e conhecimentos técnicos. A formação foi adequada pelo CFAer para que sofressem o menor impacto possível em decorrência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Os oficiais que concluíram o curso foram a Capitã Mariana Tigik Hoffmann, o Capitão Marcelo Segala Constante e o Major João Marcelo dos Santos. Eles receberam o certificado de conclusão do curso das mãos do Comandante-geral da BM, Coronel Vanius Cesar Santarosa.
A Capitã Mariana é a primeira mulher a habilitar-se para pilotar aeronave na Brigada Militar, e classificou-se em primeiro lugar no curso de Formação Aeropolicial da Brigada Militar.
Vencida a etapa teórica e as provas obrigatórias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os formandos demonstraram estar habilitados para o exercício da função nas unidades aéreas da Corporação e poderão dar continuidade na fase prática do curso.
Assim, em 22 de junho a capitã Mariana conduziu pela primeira vez uma aeronave da Brigada Militar, acompanhada pelo instrutor, Major Schneider. Em seu primeiro voo, ela voou o Embraer 710C Carioca, matrícula PT-NDW “Guapo 10”, em um voo de instrução desde o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até o Aeródromo de Capão da Canoa.
“A experiência do voo é melhor do que eu imaginava, era tudo o que eu esperava e mais um pouco. Em um primeiro momento, precisávamos nos ambientar com o novo espaço. Novas rotinas, novos conteúdos a serem estudados, um novo mundo dentro da Brigada”, disse a Capitã Mariana no seu discurso de formatura.
Fonte: Brigada Militar