Primeira mulher piloto de Sukhoi SU-30 da Força Aérea Venezuelana. A 1ª Tenente Cindi del Carmen Caraballo, piloto da Força Aérea Venezuelana, ou Aviación Militar Bolivariana da Venezuela (AMB), recentemente realizou o seu primeiro voo de instrução nos caças Sukhoi SU-30MK2V. Após completar todo o curso de conversão, a Oficial será a primeira mulher venezuelana piloto do caça russo.
Graduada como piloto militar em dezembro de 2019, a 1ª Tte. Caraballo realizou em 15 de outubro, a sua primeira missão de treinamento no SU-30MK2V do Grupo de Caça Aérea nº 13 “Simón Bolívar”, da Base Aérea “Teniente Luis del Valle García”, em Barcelona, Estado de Anzoátegui.
Antes de chegar no Grupo de Caça Aérea nº 13, a Oficial passou pela Escola de Combate do Grupo de Caça Aérea nº 12, onde foi qualificada como piloto de caça, nos jatos chineses Karakorum K-8W. Posteriormente, a 1ª Tte. Caraballo foi designada para o Grupo Aéreo de Operações Especiais nº 15, onde obteve experiência em missões reais de combate, a partir das operações de vigilância que são realizadas por essa unidade na fronteira oeste do país.
No Grupo de Caça Aérea nº 13 “Simón Bolívar”, a 1ª Tte. Caraballo passou pelas fases teóricas e horas de simulador, antes de subir no cockpit do Su-30. O seu primeiro voo durou quase duas, e foi realizado na área de treinamento na região de Barcelona. Esse foi o passo inicial para a Oficial, em breve, e se tudo ocorrer conforme o planejado, se tornar a primeira piloto de Su-30MK2V da AMB (Fonte: Aviación Militar Bolivariana).
Nota: Atualmente a frota de Su-30MK2V da AMB estaria composta por 22 aeronaves, todas operadas pelo Grupo de Caça Aérea nº 13 “Simón Bolívar”, da Base Aérea “Teniente Luis del Valle García”.
@FFO