Primeira mulher piloto de helicópteros da Polícia Civil de São Paulo. A delegada Ana Carolina Del Picchia Nogueira Gonzalez é a primeira mulher a pilotar helicópteros no Serviço Aerotático (SAT) da Polícia Civil de São Paulo (PC/SP). Com 37 anos de idade e quatro de carreira policial, a delegada trabalhou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato até outubro de 2024.
Apaixonada pela carreira policial e pela aviação, Ana aproveitou uma rara oportunidade de prestar concurso interno para piloto do SAT, algo que não acontecia a cerca de 15 anos. Após um ano de estudos e treinamentos, no dia 13 de janeiro a delegada participou da sua primeira missão operacional como piloto do SAT.
“Minha maior inspiração como policial e como piloto é servir à população da melhor
forma possível. Estamos aqui para garantir uma segurança efetiva para a sociedade”, disse Ana.
Serviço Aerotático
O SAT da Polícia Civil é subordinado ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e realiza ações no auxílio do trabalho policial de campo, investigativo ou cumprimento de mandado, além do transporte de órgãos.
A frota do SAT (indicativo de chamada “Pelicano”) é composta por dois helicópteros e dois aviões. Atualmente há um processo de compra de outros dois helicópteros. Para se tornar piloto do SAT é preciso ser delegado de polícia e prestar concurso interno da instituição.
Fonte: SSP/SP
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO