Primeira missão no exterior do Shaanxi Y-9 aeromédico da China. Como parte de um exercício combinado entre as Forças Armadas do Camboja e a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), a variante de evacuação aeromédica da aeronave de transporte militar Shaanxi Y-9 realizou a sua primeira missão no exterior. O exercício humanitário “Peaceful Angel-2023” ocorreu na cidade de Phnom Penh, e envolveu mais de 700 militares de ambos países.
Desenvolvido pela empresa chinesa Shaanxi Aircraft Company, o quadrimotor Y-9 é uma aeronave multimissão que pode ser configurada para realizar transporte aeromédico especializado, com equipamentos para fornecer primeiros socorros, diagnósticos rápidos, bem como intervenções cirúrgicas em voo.
Além disso, o Y-9 aeromédico possui um sistema de suporte de vida que lhe confere capacidade para transporte de vítimas graves por longas distâncias. Durante o “Peaceful Angel-2023”, as tripulações do Y-9 também realizaram missões de evacuação médica em cenário de combate.
A fabricante Shaanxi, em conjunto com o PLAAF desenvolveu outras variantes especiais do quadrimotor Y-9, entre elas uma versão para guerra antissubmarino (ASW), alerta antecipado e controle (AEW&C) e guerra electrônica (EW).
Fonte: Global Times
@FFO