O Major Derek Heinz, do VFA-125, e o Tenente William Goodwin,III do VFA-147, concluíram com sucesso o curso de 13 semanas de Navy Strike Fighter Tactics Instructor (SFTI) do prestigiado Naval Aviation Warfighting Development Center (NAWDC), sediado na NAS Fallon, Nevada. O curso SFTI, também conhecido como TOPGUN, é um treinamento em nível individual carregado com palestras e laboratórios em sala de aula, além da parte aérea que compreende voos com foco nas mais recentes e avançadas táticas de combate, destinado a formar novos instrutores que, ao retornarem à frota, serão responsáveis por passar esta doutrina à unidade.
“Nosso foco nos estudantes que passam pelo TOPGUN não se limita a ensinar-lhes as táticas, técnicas e procedimentos necessários para que eles empreguem com sucesso suas aeronaves, integradas a uma força maior”, disse o chefe do departamento de NAWDC TOPGUN, comandante. Timothy Myers: “Também estamos ensinando nossos alunos a instruir outros alunos, para que, quando retornem à frota, possam ministrar uma instrução em nível muito mais alto”.
Nos últimos anos, a NAWDC e e os instrutores do SFTI têm trabalhado em conjunto para desenvolver um plano de estudos que integra totalmente as táticas, técnicas e procedimentos operacionais do F-35C. Após todos os instrutores de F-35C concluírem curso de TOPGUN, era chegada a hora da escola formar alunos oriundo das unidades operacionais pela primeira vez. Foi isto que aconteceu esse ano. Um ciclo se fechou onde a NAWDC conseguiu criar um quadro de instrutores altamente treinados, capazes de executar um programa de treinamento do F-35C totalmente integrado, fornecendo treinamento abrangente e em nível de pós-graduação para os pilotos operacionais, que ao voltarem à frota serão capazes de replicar o conhecimento absorvido e formar novos instrutores.
“A formação de instrutores de táticas de combate e ataque nos permite acelerar o aprendizado, devolvendo o treinamento TOPGUN à frota, elevando assim a letalidade e a capacidade de sobrevivência de cada aeronave, bem como do Carrier Strike Group”, disse Myers.