Presidente uruguaio celebra Natal com seus militares na África. Uma comitiva de autoridades uruguaias, liderada pelo presidente, Luis Alberto Lacalle Pou, celebrou a noite de Natal com cerca de 800 militares das Forças Armadas Uruguaias na República Democrática do Congo (RDC). Eles estão atuando na região de Goma, extremo leste do país africano, na Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização da RDC (MONUSCO).
A visita da comitiva uruguaia na África ocorreu entre 23 e 26/12, e o deslocamento foi realizado pelo Gulfstream G550, matrícula norte-americana N922DN, pertencente ao grupo empresarial uruguaio Tiendas Industriales Asociadas.
A aeronave realizou a rota de Montevidéu (MVD/SUMU) para Kigali (KGL/HRYR), capital de Ruanda, com uma escala técnica no Recife (REC/SBRF), Pernambuco. O jato executivo permaneceu em Kigali, até o retorno. O deslocamento da comitiva uruguaia para a cidade de Goma, no RDC, divisa com Ruanda, aconteceu a bordo de um Saab 340 que presta serviços para a ONU na MONUSCO.
Durante os três dias acompanhando os capacetes azuis uruguaios, os deslocamentos das autoridades entre as cidades de Goma, Beni e Bukavu, foram realizadas pelos helicópteros Bell 212 da Força Aérea uruguaia (FAU), que estão baseados no país africano, em apoio a MONUSCO. As tropas uruguaias estão posicionadas, principalmente, no leste do país africano.
Na véspera de Natal, o presidente Lacalle Pou e seus ministros, participaram de uma ceia natalina na Base Uruguaia em Goma, com a presença de centenas de capacetes azuis. A visita de um chefe de Estado às forças de manutenção da paz destacadas na RDC é pouco comum. Imagens de Lacalle Pou fardado com uniforme das forças armadas uruguaias, repercutiram na mídia uruguaia.
Em 20 de dezembro, o Conselho de Segurança da ONU prorrogou por mais um ano a MONUSCO, que atualmente é composta por 14.160 soldados e por cerca de 2.000 policiais.
O Uruguai mantém pouco mais de 800 capacetes azuis na missão de paz da RDC, que atuam principalmente em operações de proteção da população civil. Em uma declaração na base uruguaia da MONUSCO, em Goma, o Presidente Lacalle Pou agradeceu aos militares pela qualidade de seu trabalho no processo de estabilização da RDC sob a bandeira das Nações Unidas.
@FFO