Presidente Milei visitou bases argentinas na Antártida. Em sua primeira viagem oficial, o novo Presidente da Argentina, Javier Milei, visitou no sábado (06/01), as bases antárticas de Marambio e Esperanza. Para chegar no continente gelado, Milei e sua comitiva decolaram de Rio Gallegos a bordo de um C-130H da Força Aérea Argentina (FAA).
O objetivo da visita foi a implementação de um programa de estudos sobre a poluição marinha por plásticos. Fomentado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) da ONU e coordenado pelo Programa Antártico Argentino, o projeto atende orientações da Direção Nacional Antártica (DNA).
O voo presidencial foi realizado pelo C-130H TC-66 “Pólo Sur” da I Brigada Aérea, que pousou na pista da base de Marambio perto do meio dia. Além do Presidente Milei, a comitiva foi composta por alguns ministros e secretários de Estado, representante da AIEA, entre outras autoridades civis e militares.
A delegação visitou as instalações de Marambio, onde conheceram os trabalhos que são realizados naquela unidade fundada em 29 de outubro de 1969. Batizada em homenagem ao Vice Comodoro Gustavo Marambio, a base está localizada a cerca de 3.600 km de Buenos Aires e 2.800 km do Pólo Sul, e possui uma pista de pouso capaz de receber aeronaves de grande porte durante todo o ano.
Em seguida, a delegação presidencial embarcou em helicópteros Bell 212 para uma viagem de 45 minutos até a base de Esperanza, que abriga militares, pesquisadores e seus familiares. Para manter crianças na região, entre outras estruturas, Esperanza conta com a Escola Provincial nº 38 “Presidente Raúl Ricardo Alfonsín”, o estabelecimento de ensino mais meridional mantido pelo país.
No final do dia, o C-130H transportando o Presidente Milei e sua comitiva regressou para Rio Gallegos. No dia seguinte as autoridades embarcaram no Learjet 60 ARG-03 da Presidência rumo à Capital Federal Buenos Aires.
A Argentina mantém presença ininterrupta no Continente Antártico desde 1904. Atualmente a Direção Nacional Antártica mantém 13 bases científicas espalhadas pela região, sendo sete permanentes (Orcadas, San Martín, Esperanza, Carlini, Petrel, Marambio e Belgrano 2); e seis temporários que operam apenas no período de verão (Matienzo, Brown, Decepción, Primavera, Cámara e Melchior). Esses estações são supridas por aeronaves DHC-6 Twin Otter e helicópteros Bell 212 da FAA.
@FFO