Presidente indiana voou no Sukhoi 30 MKI. A presidente da Índia, Draupadi Murmu, participou neste sábado (08/04) de um voo em um dos Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana (IAF), se tornando a segunda mulher no comando do país a voar em um avião de combate. Em 2009, a então presidente Pratibha Patil, voou em um Su-30MKI da IAF.
Pilotado pelo Capitão de Grupo Naveen Kumar, Comandante do Esquadrão 106, o Su-30MKI, matrícula GB-034, decolou da Base aérea de Tezmur, estado de Assam, no extremo nordeste da Índia, quase na fronteira com a China. O “voo presidencial” teve uma duração aproximada de 30 minutos.
“Foi uma experiência emocionante para mim voar no poderoso caça Sukhoi-30 MKI da Força Aérea Indiana. É uma questão de orgulho que as capacidades de defesa da Índia tenham se expandido imensamente para cobrir todas as fronteiras terrestres, aéreas e marítimas”, escreveu a Presidente nas suas redes sociais.
No dia anterior ao voo da presidente indiana no caça, o Secretário de Defesa, Giridhar Aramane, participou da cerimônia de entrega do 100º Sukhoi-30 MKI produzido localmente pela estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
Desde 2014 a unidade de Nashik da HAL monta os caças de origem russa Su-30MKI. Recentemente a empresa atingiu o pico da sua capacidade de produção de 20 aeronaves por ano, apesar dos problemas na cadeia de suprimentos devido a atual situação geopolítica.
@FFO