• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Presidente do Turcomenistão vistoria Super Tucano e voa no Leonardo M346FA

5 de agosto de 2021
Esquadrilha M346FA da TAF “01 Azul” e “02 Azul” decola com Presidente a bordo (Foto: TDH).

Presidente do Turcomenistão vistoria Super Tucano e voa no Leonardo M346FA. O Presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, realizou uma vistoria das mais novas aeronaves adquiridas para a Força Aérea Turcomena. Em nota oficial publicada pela mídia estatal, o presidente vistoriou em 01 de agosto, os novos aviões de transporte Leonardo C-27J Spartan, e os caças de ataque leve Embraer A-29B Super Tucano e Leonardo M346FA.

O comunicado oficial informa que o presidente foi acompanhado do Vice Primeiro Ministro e Secretário do Conselho de Segurança Charymyrat Aman e pelo Ministro da Defesa Begench Gundogdyev.

Conforme a nota oficial, o presidente turcomeno “pilotou” um caça Leonardo M346FA (Fonte: TDH).

Um vídeo produzido pelo governo, mostra Berdimuhamedov chegando a uma base aérea (não divulgada) em uma bicicleta, posando para fotos e passando instrução para os militares. É possível identificar as aeronaves C-27J (21 Azul), A-29B (02 Azul) e dois M346FA (01 Azul e 02 Azul). Na parte final da produção, editada com ares cinematográficos, o presidente veste um traje de voo e embarca no M346FA (01 Azul), para um voo de inspeção e “pilotagem”. A nota termina, informando que o traje de voo usado pelo mandatário do país, foi doado para o Museu de Aviação.

Presidente do Turcomenistão vistoria Super Tucano e voa no Leonardo M346FA (Fonte: TDH)

O fato é que em 2018 a Leonardo enviou para a Base Aérea Mary-2, no Turcomenistão, um M346 e um C-27J Spartan para apresentação ao presidente e demais autoridades. Além disto, a empresa italiana manteve as aeronaves para uma campanha de testes e avaliações pelos militares da TAF. Em 2019, o governo do Turcomenistão assinou um contrato com a Leonardo, no valor de €446 milhões, incluindo um lotes de dois M-346FA, quatro M-346FT (Fighter Trainer), além de oito helicópteros multifuncionais AW139. Detalhes da aquisição do C-27J não foram tornados públicos.

Sobre os aviões brasileiros, o Turcomenistão recebeu quatro Embraer A29B Super Tucano, entregues pela Embraer em dois lotes. O primeiro, em dezembro do ano passado, com duas aeronaves (01 Azul e 02 Azul), e mais recentemente, em 14 de junho, outros dois Super Tucano seguiram para o país asiático.

Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética, da qual o país foi desmembrado. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, porém a situação operacional e a quantidade são desconhecidas no ocidente. Além dessas, teria em sua frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login