Presidente colombiano se encontra com a Dassault para conversas sobre os caças Rafale. Em recente visita oficial à França, o presidente colombiano, Gustavo Petro, se encontrou com Eric Trappier, presidente da Dassault Aviation. O encontro não estava programado, e Petro estendeu sua estadia em Paris para a reunião com a equipe da Dassault, que aconteceu no dia 25 de junho durante o Paris Air Show.
Inicialmente, a visita do presidente Petro em Paris seria de 20 à 23 de junho, mas de última hora sua agenda foi estendida, para que pudesse se reunir com a alta cúpula da Dassault. A empresa francesa produz os caças Rafale, forte concorrente para substituir os envelhecidos supersônicos IAI Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC).
No final do ano passado, o governo Petro e a Dassault Aviation estiveram muito perto de assinar o contrato envolvendo a compra de um lote de de caças Rafale para a FAC. O negócio, que na época foi criticado pela agilidade que foi anunciado, só não foi finalizado por conta da forte oposição do congresso colombiano e das empresas interessadas no contrato (saiba mais aqui).
No entanto, o interesse de Petro pelo caça francês parece não ter diminuído. Em uma entrevista para a Rádio Caracol de Bogotá, Alfonso Prada, embaixador colombiano na França, assegurou que a negociação dos Rafale foi discutida em uma reunião entre Petro e o presidente francês Emmanuel Macron.
A Dassault Aviation vê a Colômbia como uma grande oportunidade para retornar ao mercado da América do Sul, depois de quase 20 anos, quando o Brasil adquiriu os Mirage 2000 para a Força Aérea Brasileira. Segundo as informações de especialistas, a compra do Rafale pela Colômbia é questão de tempo, e poderá ser anunciada muito antes do prazo estimado, programado para 2025 ou 2026.
@FFO