Presidência da Nigéria oficializa intenção de compra do Leonardo M-346FA. O governo da Nigéria tornou oficial a sua intenção de adquirir um lote de jatos de combate leve Leonardo M-346FA. A informação foi publicada em um documento oficial divulgada nas redes sociais na Presidência da República.
A informação foi publicada em um documento que apresenta os projetos e realizações do presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, no período 2015–2023. Essa é a primeira nota oficial do governo sobre a compra de jatos de combate italianos.
Recentemente publicamos uma notícia onde o Comandante da Força Aérea Nigeriana, Marechal do Ar Isiaka Oladayo Amao, confirmando em entrevista à jornalistas a compra dos M-346FA, porém sem apresentar detalhes.
O documento traz informações sobre as aquisições de aeronaves desde 2015, quando Buhari assumiu a presidência. Foram adquiridas 38 novas aeronaves para a Força Aérea Nigeriana (NAF), entre as quais 12 caças A-29 Super Tucanos, três supersônicos JF-17 Thunder, cinco helicópteros de ataque Mi-35, entre outras aeronaves de treinamento e helicópteros de transporte.
O gráfico apresenta, no final, a intenção de compra de 36 novas aeronaves, entre elas 12 helicópteros de ataque AH-1Z e os 24 jatos de combate leve Leonardo M-346FA (Fighter Atack).
O Leonardo M-346 é uma plataforma multifuncional desenvolvida para missões de treinamento avançado e ataque leve. A versão de combate está equipada com radar multimodo Grifo M-346, uma variante desenvolvida e otimizada que apresenta alto desempenho, confiabilidade e precisão. O jato também possui uma suíte de autoproteção DASS (Defensive Aids Sub-System), além de conjunto integrado de comunicações seguras e capacidade de conexão tática via datalink no padrão OTAN (LINK-16).
O M-346FA também emprega uma ampla gama de armamentos ar-ar e ar-solo, incluindo mísseis IRIS-T e AIM-9 Sidewinder, bombas guiadas a laser GBU-12 e GBU-49, Munições de Ataque Direto (JDAM), MBDA Brimstone e Marte ER, bombas de pequeno diâmetro, pods de reconhecimento Reccelite, canhões, entre outros.
Atuando como treinador, o M-346FA contará com todos os recursos avançados da plataforma M-346, incluindo a capacidade de integrar-se aos cenários LVC (live-virtual-constructive). Durante o voo de treinamento, o avião real poderá ser integrado a um cenário de combate simulado, que pode incorporar forças virtuais amigas e inimigas, permitindo que os pilotos em formação sejam desafiados em uma grande variedade de cenários táticos.
@FFO