Positive Aviation FF72: o ATR72 bombeiro anfíbio. A Positive Aviation, empresa de engenharia aeronáutica francesa, está desenvolvendo o FF72, uma aeronave anfíbia para combate à incêndios florestais baseada na conversão de plataformas usadas dos turboélices ATR72.
Sediada no hangar H16 no Aeroporto de Toulouse Blagnac, na França, a empresa está em processo avançado de produção do primeiro protótipo do FF72, cujo voo inaugural está previsto para ocorrer em 2026.
Em seu site, a Positive deixa claro que seu objetivo é oferecer ao mercado uma nova opção de aeronave para combates aos incêndios florestais, com maior capacidade e desempenho do que os comprovados Canadair CL-215 e CL-415.
“A Positive Aviation nasceu com base em duas observações básicas: as autoridades de proteção civil só podem cumprir sua missão de proteger bens comuns e privados, a saúde pública, a natureza e a biodiversidade quando equipadas com os meios certos; e o icônico Super Scooper “Canadair” – um pilar de suas atividades de combate a incêndios – não está mais no nível necessário de confiabilidade e disponibilidade”, informa a empresa na apresentação do FF72.
Além de desenvolver e produzir a aeronave, a empresa irá oferecer aos operadores um pacote de suporte durante toda a vida operacional. A previsão da Positive Aviation é que o FF72 esteja disponível para os clientes em 2028.
Características principais do FF72
Comprimento: 27,15 metros
Envergadura: 27,03 metros
Motores: 2x PW127MF (2.750 PCH)
Peso Máximo de Decolagem (MTOW) em solo: 23.000 kg
Peso Máximo de Decolagem (MTOW) na água 16.000 kg
Peso Máximo de Decolagem (MTOW) após captação de água: 23.000 kg
Capacidade de água: 8.000 kg
Tempo de carregamento (em corpos d´água): 12 segundos
Tempo de descarregamento: 1,2 segundos
Peso Máximo de Pouso (MLW): 16.000 kg
Velocidade de Cruzeiro: 481 km/h (altitude FL210)
Velocidade de aproximação para lançamento: 181 km/h
Alcance: 2.960 km
Fonte: Positive Aviation
@FFO