Poseidon australiano iluminado por laser de navio militar chinês. Um navio de guerra da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN) iluminou com seu laser uma aeronave de patrulha naval P-8A Poseidon da Força Aérea Real Australiana (RAAF). O fato aconteceu no litoral norte australiano em 17 de fevereiro, e foi confirmado pelo Ministério da Defesa da Austrália.
A iluminação com laser da sua aeronave pela embarcação militar chinesa foi considerada um ato hostil pelo Ministério da Defesa australiano, que julgou como sendo “um grave incidente de segurança”. Acrescentando que “atos como esse têm o potencial de colocar vidas em risco”, e finalizou condenando “veementemente” a conduta militar não profissional da China.
Embora o Ministério da Defesa da Austrália não tenha confirmado na nota oficial qual o navio lançou o laser contra o P-8A, algumas imagens foram divulgadas, as quais mostram um destróier de mísseis guiados da classe Luyang DDG Type 52D (174), e um navio de transporte anfíbio da classe Yuzhao LPD Type 071 (999). No momento em que as fotos foram capturadas, as embarcações transitavam pelo Mar de Arafura, e segundo as autoridades australianas, elas já estão no Mar de Coral.
Fonte: MoD Austrália
@FFO