Portugueses lideram Policiamento Aéreo do Báltico. A Força Aérea Portuguesa (FAP) destacou mais de 80 militares e quatro F-16M para a missão de Policiamento Aéreo Aprimorado OTAN no Báltico (BAP23), na Lituânia. O destacamento chegará no início deste mês de abril à Base Aérea de Siauliai-Zokniai, onde permanecerá pelos próximos quatro meses.
Em 21 de março, a Base Aérea N.º 5 de Monte Real foi o palco da tradicional Cerimônia de Entrega do Estandarte Nacional e da Bandeira da Força Aérea à Força Nacional Destacada, um evento presidido pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Barros Ferreira.
O Comandante do Destacamento realçou a responsabilidade acrescida que a FAP irá ter enquanto Lead Nation no BAP23. Sob a liderança dos portugueses, um destacamento de militares e caças F-16 da Romênia também irá compor essa edição da BAP na Lituânia.
A OTAN iniciou o BAP após a adesão da Estônia, Letônia e Lituânia à Aliança em 2004. Deste então é mantido um destacamento de caças estacionados em Šiauliai em regime de rotação. Após a invasão da Crimeia pela Rússia (2014), o BAP foi aprimorado com destacamentos na Estônia e na Polônia. Desde fevereiro de 2022, após a invasão russa na Ucrânia, a Aliança aumentou sua postura defensiva no flanco leste, além do Policiamento Aéreo.
Fonte: FAP
@FFO