Portugal recebeu o primeiro C-130H modernizado pela OGMA. A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu o primeiro de quatro aeronaves de transporte C-130H Hércules que estão sendo modernizados pela empresa OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. A cerimônia de entrega ocorreu em 02/05 na Base Aérea N.º 6, no Montijo.
A modernização abrange alterações estruturais e no cockpit com a atualização de modernos aviônicos, sistemas de navegação e de comunicação. “Foram mais de 90 mil horas de trabalhos de engenharia, 53 mil horas de hangar, milhares de desenhos técnicos, 500 relatórios de engenharia, 17 km de cabos instalados em cada aeronave e cerca de 100 horas de voo de ensaios”, afirmou Paulo Monginho, CEO da OGMA.
A modernização dos C-130H da FAP ocorre sob o âmbito do programa europeu SESAR (Single European Sky ATM Research), que procura adequar todas as aeronaves às exigências e regras do Sistema Aéreo do continente, com o objetivo de incrementar a segurança, aumentar o volume de tráfego aéreo, reduzir custos através de uma gestão mais eficiente de rotas de voo e minimizar o impacto ambiental das operações.
Cofinanciada por fundos europeus, a modernização permitirá que a FAP cintinue cumprindo a sua missão em teatros nacionais e internacionais com os seus C-130H garantindo o transporte aéreo em missões militares ou de interesse público, como busca e salvamento.
Recentemente os Hércules da Esquadra 501 Bisontes foram responsáveis pelas missões de repatriamento de cidadãos que se encontravam em Tel Aviv e no Marrocos. Em serviço na FAP desde 1977, esses quadrimotores já atuaram em Angola, Moçambique, S. Tomé, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Timor, Golfo Pérsico, Moscovo, Afeganistão, Ruanda ou Balcãs.
A implementação do projeto SESAR envolve a participação da OGMA, da FAP e da Autoridade Aeronáutica Nacional portuguesa em domínios complementares como o design, integração, controlo e supervisão, bem como certificação da modificação da aeronave.
Nota RFA: A FAP possui uma frota de quatro Hércules, sendo dois C-130H (16803 e 16805) e dois C-130H30 alongados (16801 e 16806), todos operados pela Esquadra 501 “Bisontes”, sediados na Base Aérea de Montijo (LPMT).
Fonte: FAP
@FFO