

Portugal receberá neste ano seus primeiros A-29N Super Tucano. A Força Aérea Portuguesa (FAP) receberá as primeiras aeronaves de ataque leve Embraer A-29N Super Tucano ainda neste ano. A informação foi confirmada recentemente à Janes por Walter Pinto Junior, Diretor de Operações da Embraer Defesa & Segurança.
A produção das aeronaves para Portugal está em pleno andamento, disse Pinto Júnior, sem detalhar o número exato devido a um acordo de confidencialidade. Todas as aeronaves serão entregues em um prazo máximo entre dois e três anos, acrescentou o executivo.
Em 16 de dezembro de 2024, o governo de Portugal assinou contrato com a Embraer no valor aproximado de € 200 milhões (US$ 226,9 milhões), envolvendo a aquisição de 12 Super Tucano, além de um simulador de voo e um pacote de apoio logístico. O País será o cliente lançador mundial da versão A-29N padrão OTAN.
A FAP disse que a aeronave cumprirá missões de apoio aéreo aproximado para operações combinadas, garantindo proteção armada para tropas terrestres em cenários de baixa ameaça na África.
Embraer A-29N Super Tucano padrão OTAN

Apresentado pela Embraer na feira LAAD Defence & Security 2023, o A-29N Super Tucano é uma versão destinada para os países membros da OTAN. Foi desenvolvido a partir do seu consagrado avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado.
O A-29N Super Tucano conta com equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da Aliança, tais como novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações. Entre as possibilidades de emprego da aeronave, estão as missões de treinamento JTAC (Joint Terminal Attack Controller) da OTAN.
A aeronave receberá uma carga útil de equipamentos de comunicação e navegação padrão da OTAN, como rádios de frequência muito/ultra-alta (V/UHF), terminal de comunicações via satélite (satcom), módulo de Apoio Aéreo Próximo Digitalmente Assistido (DACAS), sistema de mensagens táticas em Formato de Mensagem Variável (VMF), Datalink 16, um sistema de downlink de vídeo compatível com a tecnologia Receptor Aprimorado de Vídeo Operado Remotamente (ROVER), um transponder de identificação amigo-inimigo (IFF) Mod 5 e um sistema GPS militar.
A nova versão ainda inclui melhorias de alcance e resistência, bem como um sistema de vigilância eletro-óptico, provisões para implantar pods de lançamento de foguetes e armas de precisão, duas metralhadoras M3P 12,7×99 mm padrão e um conjunto de autoproteção.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a versão atual do A-29 Super Tucano – da qual derivou o A-29N – já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo. Desenvolvido para ser uma aeronave robusta, extremamente versátil, com baixo custo operacional e de alta disponibilidade, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, o Super Tucano pode operar a partir de pistas não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO