A Força Aérea Portuguesa (FAP) está realizando um programa de modernização na sua frota de Lockheed C-130H Hércules, para adequá-los aos padrões de navegação do programa europeu SESAR (Single European Sky ATM Research).
O SESAR é um projeto multinacional que está reformulando o espaço aéreo europeu, com foco na gestão de tráfego aéreo (ATM), envolvendo aeroportos, órgãos de controle de tráfego aéreo e operadores, visando otimizar o uso do espaço aéreo, reduzindo as restrições de separações, aumentando a segurança e consequentemente diminuindo os custos operacionais. Para se adequar ao novo sistema de tráfego aéreo, as aeronaves de gerações anteriores devem estar equipadas com equipamentos de navegação e comunicação atualizados.
Desta forma, a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S/A, a Autoridade Aeronáutica Nacional Portuguesa e a FAP, estão trabalhando na frota de aeronaves C-130H, para deixá-las adequadas às exigências das novas regras de tráfego aéreo Europeu. A modernização contempla alterações estruturais e uma significativa modificação nos sistemas aviônicos das aeronaves, integrando um conjunto de novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação.
A FAP possui uma frota de cinco Hércules, sendo dois C-130H (16803 e 16805) e três C-130H30 alongados (16801, 16802 e 16806), todos operados pela Esquadra 501 “Bisontes”, sediados na Base Aérea de Montijo (LPMT).
@FFO