Portugal enviou o primeiro P-3C para modernização no Canadá. A Força Aérea Portuguesa (FAP) enviou para a empresa IMP Aerospace & Defense, em Halifax no Canadá, o primeiro Lockheed P-3C Orion CUP+ que passará pelo processo de modernização. A aeronave chegou na América do Norte no último dia 09 de outubro.
Nas instalações da IMP, o P-3C português receberá um novo sistema de missão padrão OTAN, desenvolvido pela empresa General Dynamics Mission Systems–Canada (GDMS-C). A previsão é que todos os cinco P-3C da frota da FAP recebam este sistema de missão, além de novos rádios Link16 e equipamentos de transponders atualizados.
De acordo com um comunicado da GDMS-C, o Sistema de Missão que será instalado nos P-3C portugueses foi inteiramente desenvolvido no Canadá seguindo o padrão da OTAN. O sistema já foi instalado em mais de 50 aeronaves das Forças Armadas Canadenses, como os CP-140 Orion Bloco IV, e de nações aliadas.
Segundo o Comando da Força Aérea Portuguesa, o cronograma prevê que este primeiro P-3C retorne ao país no final do primeiro trimestre de 2024, quando passará pela última fase dos trabalhos de modificação e pelo processo de aceitação. Somente após isso ele será liberado para a frota operacional da Esquadra 601 – “Lobos”.
@FFO