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Portugal envia P-3C CUP+ para missão de vigilância OTAN no Báltico

24 de abril de 2025
Portugal envia P-3C CUP+ para missão de vigilância OTAN no Báltico (Fotos: FAP).
Portugal envia P-3C CUP+ para missão de vigilância OTAN no Báltico (Fotos: FAP).

Portugal envia P-3C CUP+ para missão de vigilância OTAN no Báltico. A Força Aérea Portuguesa (FAP) enviou um dos seus aviões de patrulha marítima P-3C CUP+ Orion para a Estônia, região do Mar Báltico, com o objetivo de realizar operações de vigilância e patrulhamento marítimo aprimorado para a OTAN.

O P-3C CUP+, matrícula FAP 14809, pertencente à Esquadra 601 “Lobos”, pousou na na Base Aérea de Ämari, Estônia, em 05 de Abril no contexto da operação “Assurance Measures 25” da OTAN.

O voo entre a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, sede da Esquadra 601 e Ämari durou aproximadamente 5 horas e 45 minutos (Fonte: ADS-B Exchange).
O voo entre a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, sede da Esquadra 601 e Ämari durou aproximadamente 5 horas e 45 minutos (Fonte: ADS-B Exchange).

A Base Aérea de Ämari está a cerca de 35 km sudoeste de Talin, capital da Estônia, a aproximadamente 130 km da fronteira com a Rússia e a 350 km de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa e sede da Frota do Báltico.

Cerca de 40 militares compõem o contingente da Esquadra 601 que estarão de 06 de abril à 05 de maio em Ämari para cumprir a missão de patrulhamento marítimo OTAN. Nesta mesma base na Estônia, atualmente estão destacados quatro caças F-16AM/BM da FAP sob o contexto da missão de Policiamento Aéreo Aprimorado do Báltico (BAP) 2025.

Particularmente sobre o P-3C CUP+, este é o sétimo destacamento no Teatro de Operações dos Estados Bálticos da OTAN que a Esquadra 601 participa, com a última implantação tendo ocorrido em julho de 2024 na Base de Šiauliai, na Lituânia.

Em 2006, Portugal adquiriu cinco Orions desativados pela Força Aérea Real Holandesa (RNAF), sendo três P-3C Update II.5 e dois P-3C CUP CG. Matriculados de FAP 14807 à FAP 14811, esses aviões foram modernizados para o padrão P-3C CUP+ pela Lockheed Martin em conjunto com a OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, com a primeira aeronave entregue em 2010.

As atualizações ampliaram as capacidades de Guerra Antissubmarino e Superfície (ASW/ASuW), bem como Busca e Salvamento (SAR). As aeronaves receberam novo radar de vigilância ELTA EL/M-2022A(V)3, sistema de alerta de aproximação de mísseis AAR-47, dispensador de contramedidas ALE-47, sistema de medidas de suporte eletrônico ALR-95, sistema acústico USQ-78B, comunicações e o Câmera MX-15HDi EO/IR.

Em 2022 a divisão canadense da General Dynamics Mission Systems assinou um contrato com a FAP para atualizar os sistemas de comunicações e dos cinco P-3C CUP+ Orion.

Mais recentemente, em 2023, a FAP comprou seis P-3C Orions desativados pela Marinha Alemã. O objetivo é fornecer peças e componentes para os cinco P-3C CUP+ dos “Lobos”. Essas aeronaves receberam as matrículas portuguesas 24812 (ex-Marineflieger 60+03), 24813 (ex 60+04), 24814 (ex 60+05), 24815 (ex 60+06), 24816 (ex 60+07) e 24817 (ex 60+08).

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