Portugal envia F-16 para Policiamento Aéreo na Islândia. A Força Aérea Portuguesa (FAP) enviou quatro caças F-16 e um destacamento de 80 militares da sua Base Aérea de Monte Real, para a Base Aérea de Keflavik, na Islândia. Pelos próximos dois meses, eles realizarão missões de Policiamento Aéreo da OTAN na região.
“Para Portugal será uma excelente oportunidade para demonstrar a nossa capacidade de desdobramento e operação a cerca de 3.000 km da nossa base em Monte Real. Outro objetivo para nós é aprimorar nossa interoperabilidade e habilidades no domínio coletivo do Policiamento Aéreo da OTAN”, disse o Major Paulo Silva, Comandante do Destacamento português na Islândia.
Desde 2012, este é o segundo destacamento da Força Aérea Portuguesa na Islândia. Até hoje, onze Forças Aéreas de nações Aliadas garantiram a missão de defesa aérea na Islândia, desde a OTAN iniciou essa missão em 2008.
Normalmente, os jatos aliados se desdobram por três a quatro semanas; este desdobramento de dois meses permitirá que os portugueses e os islandeses conduzam operações sustentadas e integradas no quadro duradouro de policiamento aéreo da OTAN.
Fonte: OTAN
@FFO